Pierre Lévy e Jean Baudrillard tem opniões divergentes. Baudrillard analisa a comunicação virtual estabelecendo um confronto entre o virtual e o real, pois a expansão do virtual só se dá com diante do real que acaba se esvaziando. Já Lévy rejeita a polarização virtual/real, trabalhando com a diferenciação entre o real e o possível e entre o atual e o virtual. É virtual o que existe em potência e não em ato. Ele não se opõem ao real e sim ao atual.
Enquanto Baudrillard acha que o virtual é o esvaziamento do real e o fim da
comunicação, Lévy considera o virtual como o exercício da criatividade e a garantia da
permanência dos processos da comunicação. Cada um tem uma opinião extrema sobre o virtual, o que dificulta a escolha de qual pensamento concordar. Para Baudrillard, o virtual significa o fim do sentido, para Lévy é a criação de novos sentidos. Ser jornalista hoje, com as inovações, agilidade e abrangência do virtual não deixa de ser um trabalho árduo, mas não podemos nos esquecer que a a virtualização é uma característica da própria comunicação , estando presente desde o momento em que a humanidade começou a produzir textos.
Ludmilla Brenda- Jornalismo Matutino
Jéssica Marques Inclusão digital
ResponderExcluirO Governo Federal executa e apóia ações de inclusão digital por meio de diversos programas e órgãos. Conheça alguns programas:
* Casa Brasil
* CDTC - Centro de Difusão de Tecologia e Conhecimento
* Centros de Inclusão Digital
* Computador para Todos
* CVT - Centros Vocacionais Tecnológicos
* GESAC
* Kits Telecentros
E entre tantos outro programas, mas um que merece enfase é o "Centro de Inclusão Digital".
Em ação: Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) - A implantação de Centros de Inclusão Digital é uma ação que compõe o Programa de Inclusão Digital do MCT. O Programa constitui-se em um instrumento de promoção da inclusão social, cuja responsabilidade é da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS) e tem como objetivo proporcionar à população menos favorecida o acesso às tecnologias de informação, capacitando-a na prática das técnicas computacionais, voltadas tanto para o aperfeiçoamento da qualidade profissional quanto para a melhoria do ensino.