quinta-feira, 7 de abril de 2011

Por Yasmine de Paiva

Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência.

O governador Marconi Perillo vai enviar projeto de lei à Assembléia Legislativa para isenção do ICMS da banda larga de 512 kbps. O projeto é parte das ações de implantação do Programa Goiás Conectado – Telefonia e Banda Larga Para Todos com o objetivo de democratizar o acesso à banda larga em Goiás. O projeto atinge em especial a camada mais pobre da população goiana. “No mundo globalizado, democratizar o acesso à internet significa inclusão social, inclusão econômica e garantia de emprego”, ressaltou Marconi Perillo.

O programa foi lançado nesta manhã pelo governador e o secretário da Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, no Salão Verde do Palácio das Esmeraldas, com a presença de demais secretários, prefeitos do interior e empresários do setor de telefonia. O programa prevê também a popularização da telefonia fixa. Durante a solenidade, o governador assinou a adesão ao Convênio 38/2009 do Confaz, que consiste na isenção do ICMS da banda larga de 512 kbps, atendendo recomendação do Ministério das Comunicações para popularizar o acesso à internet.

O tributo cobrado hoje corresponde a 29% do valor da assinatura. Com isso, o governo busca chegar a uma mensalidade abaixo de R$ 30. Marconi Perillo avalia que esta medida e a distribuição dos laptops nas escolas públicas estaduais são os primeiros passos para promover a inclusão digital em Goiás. De acordo com o governador a desoneração do serviço de banda larga é o caminho mais rápido à popularização do uso da internet.

“O que começamos a partir de hoje, com este programa, é a promoção da democratização dos meios de comunicação através da internet e de todos os demais serviços correlatos a ela”, disse Marconi Perillo ao ressaltar que o principal objetivo do Goiás Conectado é diminuir as desigualdades de acesso para aumentar oportunidades.

Para o governador, o programa vai se refletir em outros setores como Educação e economia. “Este programa proporcionará também melhorias significativas em outras áreas, principalmente no que concerne à modernização do processo de ensino/aprendizagem, diversificação da economia, capacitação de profissionais, qualificação dos servidores públicos e na modernização da esfera pública e privada”, avalia Marconi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário