O Projeto de Inclusão Digital - PID, foi criado em 2004, no Departamento de Tecnologia – DETEC da Universidade Regional de Ijuí (UNIJUI) com uma missão de contribuir para a diminuição da exclusão sócio-digital. Envolvendo professores e alunos da universidade, o PID pretende atender um público-alvo formado por jovens, adultos e comunidades de baixa renda de Ijuí (RS).
Objetivo
Este projeto tem como objetivo promover a inclusão social de populações excluídas digitalmente, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania. Incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" as pessoas em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Não apenas ensiná-las a usar o computador, mas melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade. Através da democratização do acesso e com ajuda da tecnologia disponível buscam-se a integração entre educação, tecnologia e cidadania, visando à transformação social.
Em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Não apenas ensinando o bê-á-bá do “informatiquês”, mas mostrar como se pode ganhar dinheiro e melhorar as condições de vida.
Metodologia
O projeto trata-se de um programa multifacetado, que conta com o apoio e a participação de diversos setores da sociedade. A metodologia utilizada consiste na criação de telecentros, preparação dos monitores, atividades teóricas e práticas com os alunos e inovação e transferência tecnológica.
Resultados Esperados
* Aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Ijuí e região através da diminuição dos excluídos digital;
* Possibilitar avanços sociais às classes mais baixas através do ingresso diferenciado ao mercado de trabalho;
* Aumentar a renda familiar através da educação digital que permite a ocupação de melhores postos de trabalho;
* Diminuir o abandono da escola final no ensino fundamental;
* Oportunizar a autonomia dos envolvidos na criação de alternativas de trabalho no campo das tecnologias;
* Aumentar o Índice de Avanço Tecnológico (IAT), através da disseminação do domínio de novas tecnologias;
* Qualificar os estudantes de graduação através das práticas enquanto estudantes em experiência real;
* Construção e exercício da cidadania com a diminuição da exclusão social através das parcerias;
Através deste tipo de ações possibilita-se a inclusão digital dos sujeitos de nossas comunidades, formando-se cidadãos mais qualificados e preparados para o mercado de trabalho, o que colaborará para o desenvolvimento regional.
Para mais informações consulte: http://www2.unijui.edu.br/~incdigital/index.php
Rosângela Porto – 5° período - noturno
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário