Com o advento da tecnologia o mundo mudou, a linguagem e a forma de transmitir a informação também mudaram. E pensadores como Pierre Levy já previam o que antes parecia ser impossível, e discutiam ideias que hoje esclarece tudo o que o mundo virtual tem nos proporcionado.
E não é só o material que muda, o ser humano em si se modifica e adapta-se as novidades e ao virtual. Lévy caracteriza a contemporaneidade como um momento de mutação do processo de hominização (autociração da espécie humana), sendo o desenvolvimento da linguagem um aspecto essencial deste processo. Não estando errado, nos dias de hoje a linguagem tem sido transformada e modificada de acordo com cada meio. A internet possui assim sua linguagem particular em divulgar qualquer informação.
O ser humano, e principalmente, os jornalistas tem de estar atentos a toda inovação para se adequar as normas vigentes no ciberespaço. Escrever no meio virtual, não é fácil. Tem de ter objetividade e clareza. Pois segundo Lévy o virtual é o exercício da criatividade e a garantia da permanecia dos processos comunicacionais, onde o virtual cria novos sentidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário