Pierre Lévy, lembra as transformações ocorridas na sociedade contemporânea em relação à comunicação virtual, quando estaria a sociedade tirando grande proveito das novas práticas de informação que possibilitam a comunicação.
Segundo Lévy, as novas ferramentas virtuais levam a novos processos de comunicação e contribuem para o alavancamento da economia através do consumo de informações ou do comércio virtual que se tornou fortíssimo nas últimas décadas, dessa forma produzindo consumidores de imagens, seja de conhecimento ou de bens materiais.
Jean Baudrillard, afirma que o virtual levou o processo comunicacional para longe da realidade tornando-o surreal. Quando se compra algo pela internet você não está pegando, sentindo, e por isso não está fazendo algo real. Para ele, estamos deixando de se comunicar quando não estamos transmitindo e absorvendo conteúdos.
Concordo com Lévy por entender que a vantagem dessa comunicação virtual é a rapidez e a grande possibilidade do aumento de informação. Estamos nos adaptando às novas tecnologias e dessa forma alterando o processo comunicacional. Deixar de se comunicar, como afirma Baudrillard, seria aniquilar o futuro e ignorar o presente. Estamos em processo de expansão.
por Rander Rezende
Nenhum comentário:
Postar um comentário