terça-feira, 22 de março de 2011






















CDI - MAIOR PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL DA AMERICA LATINA


Criado em 1995, o Comitê para Democratização da Informática - CDI tornou-se pioneiro no movimento de inclusão digital na América Latina e um dos principais empreendimentos sociais no mundo, com uma abordagem socioeducativa diferenciada e um modelo único de gestão, visando à sustentabilidade do projeto.

VISÃO

Acreditamos num mundo onde TODAS as pessoas possam participar ativamente da nova sociedade do conhecimento, na condição de cidadãos autônomos, críticos e empreendedores.

MISSÃO

Nossa missão é transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda através da capacitação nas tecnologias da informação e comunicação e de um aprendizado complementar voltado à prática da cidadania e do empreendedorismo.

QUEM SOMOS

Somos uma organização não-governamental que utiliza a tecnologia como ferramenta para combater a pobreza e a desigualdade, estimular o empreendedorismo e criar novas gerações de empreendedores sociais. Temos uma rede com 816 espaços de atuação, chamados CDIs Comunidade, espalhados por todo o Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai, além dos escritórios de representação nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Jordânia. Essa rede é coordenada e monitorada por 24 escritórios Regionais e Internacionais do CDI. Estamos presentes em comunidades de baixa renda, penitenciárias, instituições psiquiátricas e de atendimento a portadores de deficiência, aldeias indígenas e ribeirinhas, centros de ressocialização de jovens privados de liberdade, hospitais e empresas, entre outros locais, seja na cidade ou em zonas rurais. A Rede CDI estende-se aos lugares mais remotos da América Latina e do Brasil, como a Amazônia, beneficiando pessoas de diferentes faixas etárias, culturas, raças e etnias.



Em parceria com organizações de base popular reconhecidas e respeitadas em seu local de atuação, o CDI cria espaços não-formais de ensino chamados “CDIs Comunidade”. Esses espaços são centros de aprendizagem da informática, oferecendo cursos básicos e avançados, e funcionam também com a oferta de serviços para a população local e do entorno, sempre em benefício da própria comunidade. Os CDIs Comunidade estimulam o exercício da cidadania, o desenvolvimento comunitário, a formação de redes sociais e a troca de experiências, gerando oportunidades de geração de trabalho e renda, ações empreendedoras e projetos sociais com base no uso ético, criativo e responsável da tecnologia. São locais de convivência saudável, descoberta de potencialidades pessoais e inovação, dinâmicos e democraticamente aberto para todos.

Hoje, há 11 cursos e 30 modalidades de serviço já sistematizados pela Rede CDI e oferecidos em CDIs Comunidade. No que se refere aos cursos, temos desde os mais tradicionais, como o de montagem e manutenção de computadores, ao lado de edição de vídeo e criação de blogs, por exemplo, cujas demandas são crescentes. Na parte de serviços, estruturada com base em planos de negócio, existe a oferta da conexão à Internet (com e sem assistência), e-gov, pesquisas escolares, design gráfico, montagem e manutenção de computadores, formação de redes, elaboração de currículos, e-learn, e-health, bureau gráfico e outros. Em termos de potencialidade, porém, os CDIs Comunidade possuem dezenas de outros cursos e serviços que já foram mapeados e acontecem em muitos deles, mas que ainda serão gradativamente aperfeiçoados e sistematizados para que toda nossa rede possam ofertá-los com mais qualidade e facilidade.

A implementação de novos cursos e, sobretudo, de mais serviços demonstra um claro caminho para tornar os CDI Comunidade empreendimentos sociais bem-sucedidos e com resultados ampliados. Através deles, esses espaços poderão responder melhor aos desafios de sustentabilidade e impactar mais vidas e populações socialmente excluídas.





Rhonaldo Pereira - 5º Período Noturno

Um comentário: