segunda-feira, 28 de março de 2011

FORMATURA DOS ALUNOS DO PROJETO CDI-COMUNIDADE CELG



"Aconteceu às 19 horas de ontem (24\03), no Auditório da Celg, a formatura de 6 alunos do Projeto de Inclusão Digital CDI - Comunidade Celg. O evento contou com a presença do presidente da empresa e vice-governador, José Eliton de Figuerêdo Júnior, da coordenadora regional de Desenvolvimento Institucional do Comitê para Democratização da Informática (CDI), Luciana Barbosa de Freitas, da gerente do CDI-Celg, Viviane Gamoeda, do diretor técnico da Celg, Humberto Eustáquio, dos formados e de seus familiares e amigos.
O projeto, criado em março de 2010, nasceu com o objetivo de promover a cidadania e qualificar o acesso à informática, e tem como foco principal beneficiar os colaboradores e seus familiares. São três opções de curso: o básico de informático e cidadania, o de digitação e internet e um somente de digitação.
Desde o seu início foram atendidos cerca de 90 alunos, dos quais, 42 concluíram o curso básico e 24 deram continuidade a fim de concluir o avançado. Além de lições sobre informática, no programa CDI-Celg são discutidos temas como eficiência energética, sustentabilidade, educação ambiental, lixo tecnológico e reciclagem."
Samantha Fukuyoshi

Essa notícia foi retirada do jornal digital circulado na intranet na Celg. Ao entrevistar um dos organizadores da cerimônia de formatura, Dennis William, do Departamento de Comunicação Social e Marketing da empresa, pude perceber que o objetivo deste projeto é incluir no mundo digital os funcionários terceirizados que trabalham na empresa, como zeladores, porteiros, vigilantes entre outros. O objetivo desta parceria, entre a Celg e a Ong CDI, não visa o aperfeiçoamente destes funcionários em suas funções atuais, mas sim um crescimento em um aspecto mais amplo. O que poderá, inclusive, proporcionar aos formandos maiores oportunidades de emprego. A CDI é uma Ong que promove a inclusão digital de pessoas com um nível social mais baixo, e trabalha em parceria com inúmeras empresas, entre elas a Celg Distribuição. Entretanto, esta parceria vai além do projeto de inclusão digital proporcionada apenas pela CDI. A Ong utilizou, formação destes funcionários, computadores da Celg que se conectam à internet via PLC (Power Line Comunication), ou seja, via rede elétrica. Este é um projeto realizado pela Celg que ainda se encontra em fase de testes e visa a inclusão digital de moradores com difícil acesso à internet, como aqueles que vivem no meio rural.

Daniela Rios C. Moraes
Jornalismo - matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário