terça-feira, 15 de março de 2011

Lévy X Baldrillard

Tanto Lévi quanto Baldrillard "falham" por apregoarem suas ideias de forma unilateral. Portanto, acredito ser esse o maior erro de ambos, eles trabalham suas hipóteses em uma via de mão única, sem dar espaço para opiniões concorrentes que, em várias ocasiões podem estar mais próximas da realidade que as suas.

Lévy é feliz ao afirmar que o virtual e o real não competem entre si, ao contrário, eles muitas vezes se completam. Ele acredita que a expansão desse universo (ciberespaço) nada mais é que uma expressão da evolução (hominização) da espécie humana, que se mostra através de várias formas, inclusive desta.

Baldrillard está correto quando diz que a circulação de mensagens em tempo real (principalmente por meio da internet) reduz a chance de um aprofundamento de ideias, tratando a informação apenas na sua superficialidade.
Com isso há uma corrida pelo inédito e isso sobrepõe a busca pelo conhecimento. Dessa forma o que há é simplesmente a exibição de fatos e não a informação.

Leandro Arantes
Jor Not 5ºP

Um comentário:

  1. Achei interessante essa abordagem de Baldrillard por que essa se tornou a cara da internet, um local onde (com menos de 2 minutos) se "informa" sobre tudo, mas geralmente não se aprende nada.

    ResponderExcluir