sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A moda é: interatividade e inovação

Em 2009 foi feita uma pesquisa intitulada “O Futuro da Mídia” desenvolvida pela Deloitte e pelo Harrison Group. Nós, brasileiros, fomos os únicos dentre os participantes da pesquisa que não preferimos ver TV como meio de entretenimento favorito. Sim, o Brasil se conecta mais a outras mídias, como o cinema, e ainda, a Internet.
A web ficou na preferência com 53% dos entrevistados. Os consumidores brasileiros gastam 82 horas por semana interagindo com diversos tipos de mídia, incluindo o celular. Para a maioria (81%), o computador superou a televisão como fonte de entretenimento. Os videogames e os jogos de computador também aparecem como formas de diversão para 58% dos entrevistados.
Podemos dizer que isso é muito bom. A democracia da informação veio com o avanço da Internet, bastante revolucionário para um país que até pouco tempo insistia na impressão de jornais sem cores e imagens. Essa pesquisa ainda constatou que a Televisão Aberta caiu desde o início dos anos 2000, porque o telespectador procura realmente algo específico, como os Canais Pagos. E o futuro da TV Aberta? A publicidade cada vez mais está migrando para os canais acessíveis somente para uma parcela da população.
Isso nos lembra a história da fotografia. Quando a fotografia surgiu, na Segunda Revolução Industrial, todos os pintores da época ficaram desesperados. Era o fim da pintura? Tanto é que a fotografia era um produto altamente burguês, quem não tinha como pagar pintores e escultores por suas obras recorria à foto. Bom, a pintura não desapareceu, mas modificou-se. Como na história da criação da TV. Diziam que o rádio iria acabar, era uma “mídia improdutiva, sem o poder imagem”. Talvez o Rádio, depois do impresso, é claro, seja a mídia mais adaptável de todos os tempos: mudou sua linguagem, estrutura auditiva, meios publicitários, e persiste até hoje, muito bem por sinal.
Mas essa questão de inovação é muito clara e entendida. O momento é da interatividade. É preciso inovar, como vários outros mecanismos sociais inovaram no percorrer da história: arquitetura, cinema, moda, engenharia, política. A televisão começa a notar o avanço da internet. Pouco a pouco sua adaptação é perceptível ao receptor, como a criação de sites, blogs, redes sociais, celebridades televisivas invadindo o twitter, facebook. Se você perdeu o capitulo da novela, você pode entrar no youtube, ver e rever quantas vezes quiser. Se você quer saber o que o Willian Bonner está fazendo nesse exato momento, é só você acessar sua página do twitter. A televisão está enfim, criando novos tentáculos visuais, e podemos dizer que isso é muito, MUITO assustador!

Clenon Ferreira e Alanna Sartori

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