sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Influência da Interatividade nas Relações Sociais e no Próprio Jornalismo

A interatividade vem sendo, com o passar do tempo e a consequente criação de novas tecnologias, cada vez mais explorada no quesito comunicação. Tal fato deve-se, principalmente, à não linearidade com que as mensagens têm sido formadas, visto que a ordem da relação entre emissor, mensagem e receptor não possui mais um padrão fixo. Este aumento de intensidade na interatividade tem se refletido, não só na comunicação, como também na própria sociedade, alterando sua forma de interagir entre si (o que pode ser facilmente observado com 'boom' das redes sociais) e de interagir com o mundo (maior interatividade entre jornalistas e seu público-alvo, por exemplo).
No âmbito do jornalismo, essa nova característica tem apresentado mudanças significativas, como a já citada facilidade de relação entre autor-leitor. Atualmente, os leitores de jornais e revistas on line já podem, não só postar suas opiniões ou críticas em matérias já postadas com mais facilidade do que fariam com um veículo impresso, como ainda influenciar futuras publicações! Logo, por mais que esse fenômeno chamado interatividade tenha mantido as pessoas cada vez mais dependente de suas 'máquinas', suas consequências positivas podem ser, ao longo do tempo, inestimáveis. No jornalismo, mais ainda. Tal influência do público-alvo em matérias a serem escritas, por exemplo, é uma dessas heranças que farão a diferença.

Daniela Rios C. Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário